O que é e como criar uma Brain Wallet?
O que é e como criar uma Brain Wallet?
Uma Carteira de Bitcoin, em inglês Wallet, é a combinação de uma chave pública com uma chave privada.
Comecemos por recordar o que aprendemos na anterior publicação:
- Hot Wallets são as carteiras que acedemos via internet;
- Mobile Wallets são as carteiras que instalamos através de aplicações no telemóvel;
- Hardware wallets são uma subcategoria das carteiras Cold Storage.
Hoje, vamos falar sobre outro tipo de carteiras; as Brain Wallets, em português: as carteiras no cérebro. De que se trata?
A ideia básica de uma brain wallet é que a chave privada seja memorizada e nunca escrita.
Através deste método, a única forma de alguém aceder aos seus Bitcoins, seria forçá-lo a revelar a sua chave memorizada.
Se já tem uma carteira ou viu uma chave privada, sabe que essa chave é constituída por muitos números e letras completamente aleatórias; memorizá-la é uma tarefa quase impossível, agravado com o passar do tempo, em que a nossa memória desvanece-se.
No entanto, e na verdade, não tem de memorizar todos esses números e letras.
É possível construir uma chave com números e letras que lhe sejam familiares. Vamos então ilustrá-lo:
Por exemplo: (a data do seu aniversário)+(a cidade onde seu pai nasceu)+(o nome do seu clube de futebol)+(as 5 primeiras palavras do seu livro preferido).
A utilização de vírgulas, pontos e outros caracteres especiais, ajuda-o a tornar essa chave mais segura.
Algumas pessoas utilizam longas frases, como, por exemplo, trechos de livros ou o refrão das suas músicas favoritas. Isso pode ser uma boa ideia, mas apresenta alguns perigos, atendendo que alguém poderá adivinhá-la através de múltiplas tentativas.
Conhece a música que tem o seguinte refrão?
Despacito!
Quiero respirar tu cuello despacito!
Deja que te diga cosas al oido!
Para que te acuerdes si no estás conmigo!
Sabia que este refrão foi utilizado para criar uma Brain Wallet e, claro está, acabou por ser acedido por terceiros? Fica assim evidente o perigo de utilizar passagens de livros ou músicas.
Parece que é muito seguro, mas não é bem assim. Portanto, assim que tiver pensado numa frase que nunca irá esquecer e seja absolutamente original, está apto a criar a sua Brain Wallet.
Como criar uma Brain Wallet?
Pode aceder a bitaddress.org e escolher a opção Brainwallet. Ao aceder ao site, irão aparecer inúmeros pontinhos verdes, indicando a melhor forma de mexer o rato ou o sensor do seu computador.
Mas, não se preocupe! Isso, não só, é normal, como é necessário. Essa é a maneira do site verificar que não se trata de um robô.
No momento de escrever a sua frase, deverá desligar a sua ligação à Internet. Apenas isso garantirá que ninguém irá estar a monitorizar a frase que está a escrever.
Após ter escrito a sua frase privada, ser-lhe-á fornecido o endereço público associado à sua frase secreta, onde poderá receber os seus Bitcoins.
Para, um dia no futuro, resgatar os Bitcoins da sua Brain Wallet, só tem que iniciar uma qualquer carteira, no seu telemóvel por exemplo, importá-la e escrever a sua frase secreta.
O processo é bastante simples; se ainda assim tiver alguma dificuldade e quiser fazer tudo com a máxima segurança, por favor, clique aqui e marque já o seu atendimento presencial ou online com a Criptoloja.