O ano das criptomoedas
Em 2021, uma coisa é clara: é definitivamente o ano das criptomoedas. Como podemos ver na seguinte imagem, a Solana foi a estrela do ano. Um investimento de 100€ no último dia do ano 2020 vale presentemente 10 498 Euros, ou seja, o investimento multiplicou-se 105 vezes!
A presente semana está a ser negativa para a maioria das criptomoedas, com destaque para a Luna, que perde quase 15% desde o último dia 9 de Outubro; em sentido contrário, apenas a Binance Coin e a Bitcoin. A primeira sobe quase 9% na semana, enquanto a Bitcoin sobe pouco mais de 2%.
Rentabilidade das principais criptomoedas desde o último dia 9 de Outubro ao dia 13 de Outubro (%); medido em €
Para além das criptomoedas, este é um ano caracterizado por uma enorme inflação; se não vejamos: praticamente todas as matérias-primas essenciais aos nossos consumos básicos estão a subir mais de 10% em 2021. Importa destacar o Gás Natural, que sobe aproximadamente 120%, a Aveia, que sobe mais de 80% e o Petróleo, que sobe aproximadamente 65%.
Rentabilidade das principais matérias-primas desde o último dia de 2020 até ao último dia 8 de Outubro (%); medido em USD
O que parece evidente é que os depósitos nos bancos vão ser obliterados pela inflação; ou seja, quem tem o dinheiro parado nos bancos está todos os dias a perder poder aquisitivo: cada dia, o dinheiro no bolso compra menos coisas.
As StableCoins são uma alternativa aos tradicionais depósitos bancários, proporcionando taxas de juro muito acima da inflação real. Hoje é óbvio que a inflação real, a sentida pelos consumidores todos os dias nas compras, está muito acima do valor anunciado pelas autoridades.
Para agravar a situação, no presente ano, o mercado de capitais não parece ser capaz de proporcionar retornos muito acima da inflação; os desempenhos até ao momento não se comparam com os proporcionados pelas matérias-primas e muito menos com os obtidos pelas Criptomoedas.
[adrotate banner=”1″]
Em 2021, o principal índice francês, o CAC 40 sobe aproximadamente 20%, registando um dos melhores desempenhos a nível mundial. O Nasdaq 100, o principal índice tecnológico norte-americano, parece estar a perder a exuberância de anos transactos, indicando que as tecnológicas parecem estar a perder as enormes subidas que registaram em 2020, muito beneficiadas pela crise Covid-19.
Rentabilidade dos principais índices mundiais desde o último dia de 2020 até ao último dia 13 de Outubro (%); medido na divisa do índice
Dos números anteriormente apresentados, é muito claro que as criptomoedas são a classe de activos que irá ter maior preponderância nos próximos anos.
Adiante-se: abra uma conta de criptomoedas com a Criptoloja.