Monero (XMR)
- Tipo de Moeda: Blockchain com privacidade
- Ideia Chave: Transações anónimas em criptomoedas.
- Ranking de Valor: 31
Uma das acusações mais infundadas feitas ao Bitcoin é que se trata de um meio de pagamentos anónimos adequado para ocultar dinheiro. Nada mais falso, visto que o Bitcoin não só não é anónimo, é pseudónimo, como o Blockchain mantém um registo exato de todas as transações. De facto, num Blockchain como o Bitcoin é possível a cada momento saber onde andam as moedas e de onde vieram. Permitindo que moedas fruto de roubo ou uso indevido sejam bloqueadas, ainda que não se conheça o novo dono delas (por ser um pseudónimo) ele também não as conseguirá utilizar.
Tal não é o caso da moeda Monero, que foi criada, lá atrás em 2014, precisamente para oferecer uma solução de transações privadas e descentralizadas. Como seria de esperar, os criadores da moeda são também anónimos, havendo bastantes rumores que o próprio Satoshi Nakamoto, o pseudónimo do criador do Bitcoin, estaria por detrás de este projecto.
Passados muitos anos, verifica-se que a necessidade por um meio de transações seguras e privadas não é tão grande quanto se poderia imaginar, visto que o Monero está muito longe dos seus tempos de glória. No entanto, numa época em que alguns governos tomam medidas mais agressivas contra os seus cidadãos, há sempre a possibilidade de a privacidade passar a ser uma característica muito necessária e valorizada.
Existem aproximadamente mais 10 mil a 15 mil criptomoedas em circulação. Para conhecer cada uma delas, acompanhe os conteúdos semanais aqui!
De que espera? Abra uma conta de criptomoedas com a Criptoloja, bastando clicar no seguinte botão.